terça-feira, 17 de abril de 2012

Podcast - o que é?


Colaboração: Sergio José Venancio Júnior

Data de Publicação: 01 de Maio de 2006










Da combinação da atual tecnologia RSS com o famoso formato de arquivos de áudio MP3 surgem os podcasts, conteúdos de áudio que podem ser baixados via Internet e ouvidos em MP3 Players, como o iPod , ou em computadores, com softwares específicos. Consolidados pela iniciativa do norte-americano Adam Curry no final de 2004, os podcasts reúnem diversas características que os tornam promissores no mundo das tecnologias de informação, com bons indicativos para uma maior democratização nos meios de produção, distribuição e acesso a conteúdos de áudio.

Um podcast é constituído basicamente de um arquivo XML RSS que contém títulos, datas, descrições e links para download dos arquivos de MP3 com os áudios de interesse. A tecnologia de RSS permite que o usuário receba atualizações automáticas destas informações, de modo que a programação de áudio é renovada sempre que o criador do podcast o atualiza e o usuário baixa os arquivos pela Internet. Neste sentido, é possível estabelecer uma comparação com os blogs, quando os podcasts podem ser gerados com conteúdo livre, e diariamente atualizados por qualquer pessoa, bastando que o visitante também acompanhe as atualizações.

A tecnologia dos podcasts disponibiliza conteúdos livres de áudio, que são gerados tanto por grandes empresas quanto por simples usuários domésticos que desejam criar seus próprios programas de música, notícias e opinião, bastando apenas que tenham um computador equipado com microfone, softwares para gravação e edição de audio, e espaço para hospedagem de MP3. Isto significa que podem existir muitas produções de baixa qualidade técnica e mesmo de conteúdo ruim, e os melhores podcasts tendem então a serem conhecidos pela sua popularidade ou pela sua originalidade, fatores estes ligados a boas idéias e mesmo a melhores condições de produção. Mas apesar do livre acesso, um podcast ainda deve respeitar as leis de direitos autorais ao divulgar músicas, por exemplo, e em muitos destes casos são utilizadas as chamadas músicas podsafe , criadas sob a licença Creative Commons , mantendo alguns direitos reservados, mas usualmente permitindo sua livre reprodução. Artistas famosos vêm sendo cada vez mais encorajados a criarem seus trabalhos sob este tipo de licença, aumentando sua divulgação através deste meio que cresce cada vez mais, e novos artistas encontram nele uma forma eficiente de divulgar seus trabalhos. Grandes empresas de mídia apostam desde já na tecnologia, por enquanto como meio alternativo de distribuição de áudio.

Podcasting é, portanto, um novo e eficiente meio de divulgação de informações e cultura, além de um indício sobre as próximas tecnologias de comunicação audiovisual que estão por chegar, onde o usuário poderá montar livremente as suas próprias programações de rádio e TV.

Como ouvir podcasts?


Para quem possui um iPod, o software iTunes é capaz de gerenciar podcasts e carregar o player. Mas é possível baixar os podcasts em softwares gerenciadores gratuitos, e ouvi-los em programas como Windows Media Player e WinAmp, ou então carregá-los em MP3 players. Estes gerenciadores, de um modo geral, possuem as funções de pesquisa, organização em diretórios, downloads, e atualizações automáticas programáveis de podcasts. E um dos melhores gerenciadores existentes é o Juice Receiver 2.2 (antigo iPodder - http://juicereceiver.sourceforge.net), software livre concebido pelo próprio Adam Curry, com versões para Windows, Linux, e MacOS.

Uma vez instalado um gerenciador em seu computador, basta inserir o link do podcast desejado que o programa se encarregará de baixar o arquivo de áudio e manter atualizadas as programações desejadas.


POSTADO POR Raimunda S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário